Perspectivas do Consumo Energia Mundial 2025

Perspectivas do Consumo Energia Mundial em 2025

Texto traduzido diretamente do conteúdo publicado no site da International Energy Agency (www.iea.org)

Contexto e projeto de cenário:


  • Todas as fontes de energia aumentaram em 2024 para atender às crescentes necessidades energéticas mundiais. O consumo de eletricidade expandiu-se rapidamente em diversos setores. A implantação de geração de energia renovável bateu recordes novamente em 2024, atendendo a mais de 70% do aumento da demanda por eletricidade. O consumo de todos os combustíveis fósseis aumentou. As emissões globais de dióxido de carbono (CO2) relacionadas à energia atingiram um novo recorde histórico. 


  • O setor energético enfrenta muitas incertezas. A projeção é de que a economia global cresça a uma taxa média de 3% no período de 2024 a 2030, mas mudanças no ambiente político global e nas perspectivas comerciais podem levar a resultados diferentes. Paralelamente, uma tendência à maior fragmentação e ao aumento da rivalidade geopolítica pode ter implicações importantes para os fluxos comerciais relacionados à energia. Essas incertezas ressaltam a importância da diversificação do fornecimento e de cadeias de suprimentos resilientes, principalmente para minerais críticos. 


  •  

  • As políticas energéticas continuam a evoluir. Os Estados Unidos reforçaram o seu apoio aos combustíveis fósseis e à energia nuclear, ao mesmo tempo que reduziram o apoio à energia eólica, solar e aos veículos elétricos. Muitos outros países também lançaram novas iniciativas políticas no último ano, incluindo um reforço das políticas destinadas a aumentar a segurança energética. Entretanto, persistem grandes lacunas na oferta de energia a nível mundial: 730 milhões de pessoas ainda não têm acesso à eletricidade e quase 2 mil milhões não têm acesso a meios de cozinhar limpos. 


  • Essas novas condições iniciais refletem-se em um conjunto de cenários totalmente revisado e atualizado nesta edição do World Energy Outlook (WEO) . Todos partem das mesmas premissas de PIB e população. Nenhum dos cenários constitui uma previsão.  

  • Cenário de Políticas Atuais (CPS, na sigla em inglês) considera um panorama das políticas e regulamentações já em vigor e oferece uma perspectiva geralmente cautelosa sobre a velocidade com que as novas tecnologias energéticas podem ser implantadas no sistema energético.


  • Cenário de Políticas Declaradas (STEPS) considera a aplicação de uma gama mais ampla de políticas, incluindo aquelas que foram formalmente apresentadas, mas ainda não adotadas, bem como outros documentos estratégicos oficiais que indicam a direção a ser seguida. As barreiras à introdução de novas tecnologias são menores do que no Cenário de Políticas Centrais (CPS), mas este cenário não pressupõe que as metas ambiciosas sejam atingidas. 


  • Outros cenários possuem elementos normativos e visam resultados definidos. O cenário de Emissões Líquidas Zero até 2050 (NZE) traça uma trajetória global atualizada para o setor energético alcançar emissões líquidas zero de CO2 até 2050. Um cenário adicional, o Cenário de Aceleração de Serviços de Cozinha Limpa e Eletricidade (ACCESS), é apresentado neste WEO , estabelecendo um roteiro baseado em dados para alcançar o acesso universal à eletricidade e a serviços de cozinha limpa.  

A demanda global de energia e as emissões continuam a crescer.


A demanda global cresceu quase 60% desde 2000, com todo o aumento concentrado em mercados emergentes e economias em desenvolvimento. Todas as principais fontes de energia apresentaram crescimento nesse período.

Implantação de tecnologia energética acelera


A instalação de capacidade de geração de energia com baixas emissões acelerou desde 2010.
As vendas de veículos elétricos ganharam ritmo desde 2020.

Compartilhe:

Conheça a Wegga

Energia solar para sua casa, empresa ou frota elétrica com inovação e segurança.

Confira outros conteúdos: